andador-mariah
Uso do andador: melhor não!
março 18, 2019
autismo mariah
O autismo
março 18, 2019
bebe mariah

bebe mariah

Introdução alimentar

Olá mamães e papais,

Neste post vou orientá-las sobre a introdução alimentar que deve ser iniciada a partir dos 6 meses de vida.

Mas primeiro, precisamos lembrar que até os 6 meses a alimentação deve ser EXCLUSIVAMENTE de leite materno ou fórmula láctea infantil (caso haja impossibilidade de amamentar)!

A partir dos seis meses, para que o bebê continue crescendo bem, ele necessita receber outros alimentos além do leite materno. Para isso, você deve introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, podendo manter o leite materno até os dois anos de idade, mas de forma suplementada.

O leite materno continuará protegendo o bebê contra doenças, além de ser uma fonte de cálcio, fósforo e outros sais minerais!

A partir do 6º mês devem ser oferecidas frutas, sem adoçar ou liquidificar, priorizando as regionais e das estações, amassadas em forma de papa.

Lembre-se de apostar na variedade, pois quanto mais diversificada for a alimentação do bebê, mais variedade de nutrientes ele estará consumindo.

A papa principal deve ser oferecida no horário do almoço, NÃO necessitando acrescentar sal, somente após o 1º aninho!

A segunda papa será introduzida a partir do 7º mês do bebê - o jantar.

A papinha do bebê deve ser composta por pelo menos um alimento de cada um dos seguintes grupos:

• Hortaliças/ Folhas • Leguminosas • Proteínas (devidamente cozido, desfiada e grelhado)! ou ovo • Cereais ou tubérculos como: batata, mandioca, milho etc.

Lembrando que a papa deve ter a consistência de um purê, SEM triturar ou liquidificar, sempre amassando com o garfo!!

O seu bebê precisa de alimentos frescos e saudáveis. Ele não deve consumir itens processados e industrializados, porque eles são cheios de corantes, conservantes, gordura, sal, açúcar e outros ingredientes que não fazem bem à saúde.

A consistência dos alimentos deve ser aumentada de forma progressiva. Do 6º ao 11º mês, a criança além de ser amamentada estará recebendo três refeições com alimentos complementares ao dia. A partir dos 12 meses, acrescentar às três refeições mais dois lanches ao dia, como frutas e leite/ yogurte.

Mamães lembrem-se de não oferecer ao seu bebê qualquer alimento industrializado, refrigerantes, cafés, embutidos e alimentos que contenham açúcares até os 2 aninhos!

Essas orientações não substitui uma consulta com seu Pediatra para acompanhar as necessidades individuais do seu pequeno!


Um grande beijo a todos!